sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O começo do (meu) Ano-Novo em Viena...

Nada para mim tem um sabor tão „decisivo“ como um ano que começa… nele coloco minhas esperanças, desejos, vontades, fantasias, fé… faço „limpeza na casa“ (falando do plano emocional), tento reavaliar os bons e maus momentos do Ano que passou, como que fazendo o “balanço do estoque das prateleiras da minha alma"… checando qual mercadoria ainda está "boa" para levar para o próximo ano... então tomo decisões sobre tudo que intenciono fazer no próximo ano: seja mais exercício, comer mais frutas, andar mais de bicicleta ou ser mais atencioso com certas coisas, ter mais paciencia (tarefa a´rdua para mim... ), tomar mais vitaminas… inclusive prometo (mais uma vez) que a partir “deste” ano vou ser mais organizado com minhas papeladas (ihhh….. ) e por aí vai a lista…


Não sou um grande “fã” do Reveillón… Não gosto de sair de casa nesta Noite e “fico triste” quando tenho que aceitar um convite (um “daqueles” que a gente não tem como “recusar”).

Adoro “Festa” mas não com aquela coisa de fogos, música alta, muita bebida, alegria “forçada” à meia-Noite (esta alegria “forçada” é o pior dos elementos desta Noite! Já passei por cada uma… Certa vez, o Reveillón estava chatíssimo, todas as pessoas estavam fatigadas esperando a meia-noite… e então, como que guiados por um força sobrenatural, 10 minutos antes da passagem do Ano transformaram-se num robozinhos: rindo as gargalhadas, saltitando, cantando, acendendo fogos, gritando… Eu fiquei “pasmo”! Como se diz no Brasil - ou se dizia? - "Esta não é a minha praia!").

Eu prefiro ficar em casa e desfutar tranquilamente, em paz ao lado de pessoas queridas a passagem do ano...


Este ano estou tranquilo… ficaremos em casa, comeremos bem mas frugalmente (chega de comer depois do longo período de Natal!) e, provávelmente, logo depois de Meia-Noite nos recolheremos… O motivo é pura- e simplesmente o Concerto de Ano-Novo da Filarmonica de Viena no “Musikverein” na manhã do dia primeiro ♪ ♫ ♪

Ninguém me tira de casa há muitos anos no dia primeiro de janeiro. Amo este concerto!

Enquanto tomamos um café-da-manhã gostoso com panquequinhas, geléias, ovos etc. (mais comida!) assistimos a primeira parte do Concerto… com o passar das horas vou trazendo aos poucos tudo o que amo comer no primeiro dia do Ano (viram? Ainda mais comida… Ave!) e faço um brunch “pic-nic” delicioso: Salmão, pastinhas, caviar, suco de tomate com aipo, arenques, camarões…


e Champagne… Este Ano temos uma boas garrafas de Moët & Chandon que estão esperando para serem abertas no dia 31 e no dia primeiro…

O Concerto da Filarmonica, como já contei algumas vezes aqui, é um “Must” para se começar o Ano bem…♫ ♪ ♫

Um “Must” para quem entende a fundo (ou quer entender) a alma austríaca/ vienense…
Tenho no meu círculo de amigos realmente pouquíssimos que não o assistem!
É quase uma "heresia" deixar de assistir um espetáculo tão lindo assim...


Uma tradição espetacular que é televisionada para 73 países e tem mais de 45 milhões de pessoas de audiencia… Infelizmente a grande “Grobis” cancelou seu contrato há muito (Me lembro de, ainda criança, te-lo assistido muitas vezes): Quem acompanha as “Tertúlias” há tempo deve estar pensando: “Já li isso antes”.
É verdade.
Mas quem sabe… Não se dizia “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”? Pois é… Eu acredito que se fosse televisionado também no Brasil teria muito público...

Este Ano o magnífico Maestro é o russo Mariss Janson, que muito admiro… e pela primeira vez na história deste tradicional evento em Viena ouviremos duas peças de Tchaikowsky

O Ballet da Ópera (Wiener Staatsballet) está sempre belamente representado e, além de outras peças, dança todo Ano „An der schönen blauen Donau“ (O Danúbio azul) de Johann Strauss.


No mais são sempre apresentados Ballets com composições típicamente austríacas em locações ainda mais típicamente austríacas – como o Schloss Laudon (que, incrívelmente, ainda é uma propriedade privada!) em 2011.


Não esquecam que o fato de ser televisionadao em tantos países faz do Concerto de Ano-Novo um evento importantíssimo em termos de marketing para o turismo na Austria).

Este Ano (enquanto escrevo esta „Tertúlia“ ainda estamos em 2011) tivemos um número musicalmente interessante (O ballet em si é sempre aquela coisa bem “Opereta”, bem “brilhante”, bem vienense, bem tradicional… Nada de extremamente especial): “Mein Lebenslauf ist Lieb und Lust” (O meu viver é amor e alegria/prazer) Valsa Op. 263 de Josef Strauss (Sim, Josef… Johann – o „rei“ da Valsa era seu irmão).


Nele aparece como solista um dos meus bailarinos prediletos da Ópera (mais sobre ele numa próxima „Tertúlia“), o moldavo Mihail Sosnovschi (ou Mischa Sosnovski, como ele mesmo se chama no Facebook).

Um grande talento, uma grande energia que enriquece nossos palcos!

Voces logo o reconhecerão como o solista que está lendo, estudando um livro… com uma longa, solta camisa branca! Um lindo bailarino - que aqui é mais um "support" à bailarina com quem baila do que um solista... mas ele "pode" muito mais do que isso (apesar de eu ter que dizer que ser um bom "partner" é uma tarefa extremamente difícil... e ele é excelente!).

Mais sobre Mischa, como já escrevi, numa futura "Tertúlia"!


Desfrutem tranquilamente destes momentos… e, queridos, do fundo do coração:

UM FELIZ ANO NOVO PARA TODOS! QUE TODOS NOSSOS SONHOS SE REALIZEM!!!!!


Nenhum comentário: