terça-feira, 22 de maio de 2012

Roberto Bolle nu...


Muitos tertuliadores conhecem a “certa aversão” que tenho ao trabalho de Roberto Bolle, a forma com que faz um Marketing que só sabe valorizar seu corpo(isto em épocas em que até a exploração do corpo feminino torna-se cada vez mais políticamente “incorreta”) e seu lado “pin-up”, “sexual”…


Não mal me entendam: Roberto é, sem dúvida, um lindo rapaz, um Adonis... só que o Mundo do Ballet não tem realmente o que ver com isso...


Um dia destes, por pura curiosidade, assisti o video abaixo… e gostei. Muito. Gostei de Roberto e sua sinceridade perante as cameras e – como uma vez já aqui me referi à Makarova e a Baryshnikov – pelo fato de “estar nu”.


Todos os que já, várias vezes, viram a anatomia de Mr. Bolle no palco e em videos estarão pensando que eu colocarei mais um episódio de sua carreira aqui, em traje de Adão.

Não!!!!



Me refiro à sua sincera forma perante à camera, principalmente no que diz respeito a estar fazendo aula em nossa frente. Sempre considerei a sala de aula o lugar onde o bailarino está mais vulnerável – pois aqui não existem angulos, luzes, disfarces, truques… como muitas vezes acontece no palco - ou seja na sala de aula se está “nu”, puro, sem nenhuma possibilidade de afetações ou mentiras…

Bem, existem bailarinos que são única e exclusivamente “de sala de aula”, eu já vi muitos na minha vida… mas eles não são bailarinos de palco, no palco… existe uma grande diferença. São aqueles também que mais se preocupam com «guarda-roupas» e com o visual para fazer aulas… Os que mais olham para o rosto no espelho e não para o corpo...


Meu parabéns pessoais a Mr. Bolle que ontem teve uma Première de muito sucesso no «Met», em Giselle, ao lado de Irina Dvorovenko. Espetáculo este assistido por um amigo, Tony Rosato, de N.Y. que fez esta foto…

Acho que o chegar da maturidade está fazendo muito bem à Arte de Roberto Bolle! Viva!





E como poderia Ricardo resistir porém a colocar "Meditation" de "Thais" aqui? Linda coreografia... Tema (sobretudo a Ópera) aliás sobre o qual fiz há algum tempo uma postagem...

Nenhum comentário: